quinta-feira, 17 de abril de 2008

Sobre a rocha

Tive a honra de ser aluno de Valdomiro Mota. Ele foi meu professor no Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil, no Rio de Janeiro, onde cursei Teologia na década de 80. Pra ser sincero, não me lembro muito bem das aulas de Valdomiro Mota. Mas me lembro de suas histórias, contadas no intervalo das aulas (ou mesmo nas aulas) e no retorno para casa, quando eu pegava carona com ele (morávamos no mesmo bairro) e ia sentado no banco da frente, tomando sustos com sua destreza ao volante. Uma de suas histórias ficou gravada em minha mente.
Valdomiro Mota foi o primeiro missionário batista brasileiro na Bolívia. Numa das viagens, atravessando o rio num barco,do lado brasileiro para o lado paraguaio, o pior aconteceu. Era noite e fazia frio. A embarcação não resistiu aos solavancos e cheia de gente, tombou derramando pessoas como água numa correnteza furiosa que descia seu destino certo. Valdomiro Mota não sabia nadar direito. Não teve tempo de buscar um colete salva-vidas ou coisa parecida. Foi simplesmente rolando, rodando, afundando e levantando, entre a espuma da água gelada e a lua num céu solitário. Segundo seu testemunho, achou que iria morrer. De repente ele bate numa pedra áspera, segura nela firmemente e tateando vai subindo até descobrir que sua ponta fica pra fora d’água. Ficou ali, parado, encoscorado sobre a pedra como um pássaro de rapina. Não ousava mexer um músculo, qual era seu medo de cair ou perder o apoio. Ficou esperando socorro, que demorou uma eternidade para chegar. Nesse momento, um dos alunos interrompeu com uma pergunta em tom de sarcasmo. “Mas o senhor não tremeu de medo ou de frio?” A resposta veio em tom profético, o que lhe era peculiar. “Eu tremi sim, mas a rocha não”.
O transcorrer natural da vida nos leva a momentos de frio, de dor, de medo. Tremer é natural de seres humanos. As tempestades, algumas vezes, são maiores do que se pode suportar. Jesus compara este fato com dois homens que construíram suas casas. O primeiro Jesus chamou de prudente, porque construiu sua moradia sobre a rocha. O segundo Jesus chamou de imprudente, porque construiu sua cassa sobre a areia. Ambas as casas foram duramente açoitadas pela tempestade. A que estava sobre a rocha, permaneceu. A casa construída sobre a areia teve uma queda irreparável. Se sua vida estiver construída sobre a rocha (que é Jesus), é possível que você trema, porque é humano e porque as correntezas do infortúnio são poderosas. Mas a rocha vai continuar firme, sustentando sua vida e impedindo sua queda.
A Deus toda glória!
Graça e Paz

Pr. Damárcio Gutemberg Pereira
Primeira Igreja Batista em Passos

Nenhum comentário: