quinta-feira, 17 de abril de 2008

Aprenda com Moisés

Ouvi uma expressão sobre a vida de Moisés que me aguçou a mente. O autor definiu assim a vida de Moisés: “40 anos aprendendo a ser alguém; 40 anos aprendendo a ser ninguém; e 40 anos aprendendo que Deus é tudo.” Transporte isso para sua vida...
Nos primeiros 40 anos, Moisés aprendeu toda a ciência egípcia. Como um filho da filha de Faraó, teve acesso ao que havia de melhor para alimentar sua fonte intelectual. A arte de fabricar instrumentos, de trabalhar o metal, de calcular construções gigantescas, de conduzir o povo, de acumular riquezas e tantos outros conhecimentos intelectuais. Para conduzir o povo de Deus, o próprio Senhor preparava Moisés no que havia de melhor na ciência. Você também deve se preparar no que há de melhor para servir ao Senhor. Deus lhe dá oportunidades num país livre, com ensino e de mobilidade sócio-cultural acessível. Deus lhe dá oportunidades numa denominação que privilegia o saber teórico. Nunca, tanto conhecimento esteve à disposição de tantas pessoas, através de tantos meios diferentes. Aprenda a ser alguém e aproveite!
Nos outros 40 anos, Moisés estava nos deserto apascentando ovelhas. Moisés aprendia a dura missão do trabalho manual e braçal. Era necessário enfrentar o frio da noite, animais perigosos, assaltantes, o sol escaldante e a comida sem o luxo palaciano a qual se acostumara. Aprendia a valorizar gravetos que alimentavam o fogo. Aprendia o valor da ferramenta e da habilidade em usá-la. Uma vez tendo capacidade e conhecimento para conduzir o povo de Deus, é necessário ser do povo de Deus. É necessário sentir como o povo, vestir-se como um deles e comer da mesma comida. Aprenda a ser ninguém a aproveite!
Nos últimos 40 anos, Moisés (como instrumento do senhor) realizou a maior de todas as obras de libertação, de Êxodo, de estratégia e de legislação que se tem notícia na história da humanidade. Fez tudo isso usando seus conhecimentos de diplomacia, de arte, de geografia, de sociologia, de antropologia e de tantas outras ciências aprendidas no Egito. Moisés aprendera a ser alguém. Mas somente isso não teria sido bastante. Moisés libertou, guiou e liderou o povo porque ganhou a confiança do povo. Moisés aprendera a ser um eles, viver como eles e saber a importância de ser um deles. Moisés aprendera a ser ninguém. Mas somente isso não teria sido o bastante. Ver o impossível sendo operado pelo Deus de Moisés. Vendo Moisés ser usado com graça e com ira; com misericórdia e com autoridade; com perdão e com juízo. Era o Senhor operando em Moisés. Aprenda mais essa lição: Deus é tudo! Somente aprendendo a lição completa você obterá êxito em sua vida. Aprenda a ser alguém, aprenda a ser ninguém e aprenda que Deus é tudo.
Então deixe que Deus aproveite de você!
Pr. Damárcio Gutemberg Pereira
Primeira Igreja Batista em Passos

Nenhum comentário: