quinta-feira, 17 de abril de 2008

Já é páscoa

Era páscoa, e a cidade estava especialmente cheia. Muito embora os romanos dominassem o cenário político, Israel nunca legou para nenhum conquistador a autonomia de suas festas religiosas. Especialmente a páscoa.
Que festa! Jerusalém estava lotada de gente que vinha de todas as regiões. Gente comprando, gente vendendo. Um burburim ensurdecedor envolvia as ruelas apertadas da cidade de Davi. Por todos os lados se vê pastores com suas melhores ovelhas, misturando-se com crianças que correm achando tudo uma grande diversão e adultos reclamando do preço do cordeiro pascal com os atravessadores, e atravessadores comprando dos pastores por um preço que mal pagava o gasto que os pastores tiveram para engordar o cordeiro. Quando se fala em dinheiro ninguém está satisfeito com o que gasta e com o que recebe. No entanto, aquela festa valia todos os esforços, afinal, era a lembrança da escravidão no Egito, e a libertação pelo Senhor. Mais ainda, era a esperança de uma nova libertação, das garras opressoras do temido império romano.
Por sua vez, o império romano ficava atento a toda manifestação, a todo grupo reunido que poderia tornar-se motim. O exército romano ficava de prontidão, e todo o escalão que representava Roma não se ausentava da cidade. Jerusalém tornava-se um barril de pólvora.
Em Betânia, uma aldeia próxima a Jerusalém, estava Jesus Cristo. De lá Ele envia seus discípulos a fim de prepararem a páscoa.
À noite todas as ruas estavam silenciosas e vazias. Era a noite de se comer o cordeiro pascal. Jesus estava com seus discípulos, uns com sono, outros com medo, e outro com desejo de traição. O mundo nem podia imaginar o que estava para acontecer em Jerusalém. Muito menos a própria cidade. Porém, o dia da libertação havia chegado. A esperança de Israel se consolidava na morte do verdadeiro cordeiro pascal, que naquela mesma noite seria preso, e antes do próximo anoitecer já estaria morto.
Depois deste final de semana, Jerusalém e o mundo nunca mais seriam o mesmo, afinal, o cordeiro pascal havia ressuscitado vencido a morte e tornado em realidade a esperança de vida abundante.
A Deus toda glória!
Graça e Paz

Pr. Damárcio Gutemberg Pereira
Primeira Igreja Batista em Passos

Nenhum comentário: