quinta-feira, 17 de abril de 2008

Há tempo

É impressionante a sabedoria dos anciãos. Talvez pela experiência das quedas pelo caminho, talvez pela inteligência de observar e aprender com as quedas do próximo, talvez pela simples maturidade de entender como a vida passa e como as coisas acontecem. A sabedoria do ancião multiplica-se quando aliada à Palavra de Deus e à conversão pelo Espírito Santo. Não temos dados precisos, mas podemos inferir que Deus usou uma grande parcela de anciãos para escrever a Bíblia. É um prazer imenso poder ouvir deles “tiradas” de sabedoria, conselhos de experiência, exortações em amor. Ouvir histórias do tempo em que não éramos nascidos, quando não existia o computador, o microondas, as comidas congeladas e o café solúvel. Histórias e lendas do tempo do fogão à lenha, da carne de porco na banha, dos trens movidos à vapor, e da roça que não esperava pelo preguiçoso.
Ouvir histórias do tempo em que o povo tinha tempo, muito embora trabalhassem de sol a sol. Sem toda a parafernália tecnológica, que maximiza o aproveitamento das energias, e minimiza o tempo gasto, aquelas pessoas ainda tinham energia e tempo. Sem o carro para chegar mais rápido ao culto, andavam até três horas (batendo papo), e chegavam antes do culto começar. Parece que é assim: quanto mais temos máquinas que nos dão mais tempo, menos tempo temos. Quanto mais alternativas de conforto temos, menos tempo temos para usufruir da vida. Acabou o “dedo de prosa”. Não dá tempo. É preciso ler o jornal e assistir o noticiário da TV, para sabermos que a Iugoslávia está matando o povo Kosovo. Mesmo que para isso agente mate o diálogo com nossa família, e não saiba o que acontece dentro de casa. É preciso cuidar do carro, dos negócios, do programa na igreja, da casa, das contas... E tempo, ninguém tem para mais nada.
É preciso ouvir o conselho de um ancião, que teve a vida agitada por muitos compromissos importantes, e pecou por não investir mais tempo em sua vida devocional. “Tudo tem seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu”. Dê tempo para você, para seu cônjuge, para seus filhos, para o seu Deus. Não necessariamente nesta ordem, mas necessariamente dando tempo.
A Deus toda glória!
Graça e Paz

Pr. Damárcio Gutemberg Pereira
Primeira Igreja Batista em Passos

Nenhum comentário: